sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Resumo Científico: Escola: conflitos x paz e cidadania

Escola: conflitos x paz e cidadania. Lígia da Costa Pereira. Departamento de Pedagogia. UEAP – Macapá/AP.

O fenômeno da violência escolar na sociedade atual vem adquirindo cada vez maior visibilidade social, sendo “objeto” de preocupação tanto por parte do poder público e dos cientistas sociais, como da sociedade brasileira em geral. O tema violência é um assunto de discussão internacional e nacional, e como a escola é reflexo das ações da sociedade, também é inserida neste contexto, alunos, pais, professores e todos responsáveis pela educação, são sujeitos e objetos dessa violência. Certamente a violência não é um fenômeno social recente. No entanto, é possível afirmar que suas manifestações se multiplicam, assim como as pessoas envolvidas nelas. No sentido de amenizar problemas este trabalho teve como objetivo buscar compreender o que de fato leva as pessoas a atos e manifestações de violência que refletem direta ou indiretamente no cotidiano escolar. E apresenta em seu conteúdo a existência de possibilidades de flexibilizar o problema com ações pedagógicas que buscam saciar as necessidades dos jovens, tornando o ambiente em convivem em um lugar solidário, trazendo um processo de construção da paz, exercendo cidadania e respeitando o multiculturalismo, trazendo inclusão coletiva. Para tanto, nos basta apenas exercemos essas ações pedagógicas para tentarmos amenizar esses conflitos que estão aumentando em nossa sociedade e nação, para quem sabe aos poucos conseguirmos afastá-los de uma vez da instituição de ensino que nada mais é do que nossa segunda casa, por isso devemos ter relações de respeito e afetividade, e não de violência.

Apoio: UEAP

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